OSTEOPATIA +PILATES = CORPO EM HARMONIA

março 15, 2017

 

image STILL

 

 

 

SE Dr STILL E JOSEPH PILATES TIVESSEM SE CONHECIDO, COM CERTEZA JUNTARIAM SUAS IDÉIAS E SERIAM GRANDES AMIGOS.

OS DOIS SOFRERAM NA ADOLESCÊNCIA COM DOENÇAS E FRAGILIDADE CORPORAL, FORAM GRANDES AUTODIDATAS, ESTUDIOSOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA.  OS DOIS CRIARAM TÉCNICAS E MÉTODOS QUE CONSIDERAM O CORPO COMO UM TODO E A INDIVIDUALIDADE DE CADA SER.

ANDREW TAYLOR STILL  NASCEU EM 1828 E  FALECEU EM 1917. CRESCEU SOFRENDO DE  CEFALEIA E NAUSEAS NA ADOLESCÊNCIA E SE AUTO TRATAVA FAZENDO PRESSÃO NA BASE DO CRANIO COM UMA CORDA.

ESTUDOU MEDICINA E SE FORMOU CIRURGIÃO.

DEPOIS DA GUERRA DA SECESSÃO (1865), PERDEU TRÊS DE SEUS FILHOS E ALGUNS PACIENTES POR MENINGITE E ESTE FATO MARCOU SUA RUPTURA COM A MEDICINA CONVENCIONAL.

SAIU EM BUSCA DE UMA NOVA MEDICINA QUE TIVESSE MAIS HARMONIA COM AS LEIS NATURAIS E QUE  FOSSE MAIS EFICAZ EM VEZ DE SÓ AMPUTAR, CORTAR, INIBIR…

EM 22 DE JUNHO DE 1874 TRATOU E CUROU UMA CRIANÇA COM DESINTERIA. FOI REJEITADO PELA POPULAÇÃO E SUA TÉCNICA ENTITULADA DE PRÁTICA SATÂNICA. FOCOU SEUS ESTUDOS EM ANATOMIA, ANATOMIA, ANATOMIA E SE MUDOU PARA KIRKSVILLE ONDE FUNDOU EM 1892 A PRIMEIRA ESCOLA DE OSTEOPATIA DO MUNDO. EM 1897 FOI FUNDADA  A AMERICAN  ASSOCIATION FOR THE ADVANCED OF OSTEOPATHY (AAOA)

EM 1901 SURGIU A AMERICAM OSTEOPATHY ASSOCIATION (AOA)

HOJE EM DIA A OSTEOPATIA É RECONHECIDA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS)

“OSTEOPATIA TRATA-SE DE UMA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO/DIAGNÓSTICO SEGUIDO DE TRATAMENTO, ATRAVÉS DE TÉCNICAS MANUAIS ESPECÍFICAS, SEMPRE BASEADA NA ANATOMIA, FISIOLOGIA E A BIOMECANICA.”

A OSTEOPATIA CUIDA DE TODOS E DE CADA UM COMO UM SER, COMO “ UM TODO”.

“AS TÉCNICAS SÃO APENAS INSTRUMENTOS; NÃO É A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS OSTEOPÁTICAS QUE FAZ DE UM TERAPEUTA UM OSTEOPATA E SIM OS SEUS CONCEITOS, SEU MODO DE RACIOCINAR E SEU DIAGNÓSTICO OSTEOPÁTICO” (F. RICHARD)

JOSEPH PILATES NASCEU EM 1880 E FALECEU EM 1967. FOI UMA CRIANÇA FRÁGIL, ASMÁTICA, COM FEBRE REUMATICA, FRANZINO E ESTRÁBICO.Joseph_Pilates-6[1]

DESDE CEDO DECIDIU MELHORAR SUA QUALIDADE DE VIDA E ASSIM, JÁ UM AUTODIDATA, SE DEDICOU AO ESTUDO E À PRÁTICA DA CONSTRUÇÃO DE UM CORPO FORTE E SADIO, SEMPRE PROCURANDO O EQUILÍBRIO ENTRE CORPO E MENTE

EM 1912 É PRESO NA INGLATERRA DEVIDO À SUA NACIONALIDADE (GUERRA). NA PRISÃO COMEÇOU A DESENVOLVER SUAS IDÉIAS SOBRE SAÚDE E APTIDÃO FÍSICA (ANATOMIA, FISIOLOGIA, MEDICINA ORIENTAL E OCIDENTAL) COMEÇOU A UTILIZAR AS MOLAS DAS CAMAS PARA DESENVOLVER EQUIPAMENTOS PARA REABILITAR SEUS PACIENTES. A PARTIR DAÍ FOI CRESCENDO E DESENVOLVENDO SUAS TÉCNICAS, ABRINDO SEU PRIMEIRO STUDIO DE PILATES EM 1923.

O MÉTODO PILATES É REVOLUCIONÁRIO, É A FUSÃO DAS DISCIPLINAS GRECO-ROMANAS ANTIGAS, COM ENTENDIMENTO CIENTÍFICO OCIDENTAL E ORIENTAL, BASEADO NA ANATOMIA E FISIOLOGIA.

TEM COMO OBJETIVO PROPORCIONAR AOS PRATICANTES UMA VIVÊNCIA E COMPREENSÃO DE SEUS CORPOS, DE MANEIRA QUE ABSORVAM ESTE CONHECIMENTO E O  UTILIZEM NAS ATIVIDADES DIÁRIAS, DE FORMA MAIS EFICIENTE, COM MELHOR PERFORMANCE, VIABILIZANDO  UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.

A OSTEOPATIA SEGUE CONCEITOS BÁSICOS COMO :

                          +ESTRUTURA DETERMINA A FUNÇÃO ( SE A ESTRUTURA SOFRE A FUNÇÃO FICA COMPROMETIDA)

                               + UNIDADE DO CORPO ( TODO O CORPO ESTÁ INTERLIGADO, UMA UNIDADE EM MOVIMENTO)

                                     + LEI DA ARTÉRIA ( ENERGIA FLUINDO SEM OBSTACULOS PELO CORPO)

                                           + CAPACIDADE DE AUTO-CURA ( ELIMINANDO-SE OS OBTÁCULOS O CORPO TEM A                                                                                                                                                   CAPACIDADE DE SE AUTO REGULAR )                                  

A TÉCNICA DE JOSEPH PILATES TAMBÉM SEGUE CONCEITOS COMO O CONTROLE CONSCIENTE DOS MOVIMENTOS DO CORPO E AI TORNA-SE NECESSÁRIO A CONCENTRAÇÃO, RESPIRAÇÃO, ALINHAMENTO, CONTROLE DE CENTRO, EFICIÊNCIA E FLUIDEZ DO MOVIMENTO. (mais informações http://blogpilates.com.br )

ESTA VISÃO PIONEIRA DE DOIS GAROTOS QUE CRESCERAM ESTUDANDO O CORPO, MESCLOU AS MELHORES TÉCNICAS  E CONSTRUIRAM  MÉTODOS  DE BUSCA PELO MOVIMENTO E INTEGRAÇÃO “CORPO E MENTE”

                                                                                    Maria Mello

                                                                       www.espacofisiomm.com

Postado em Blog por fisiomm