Tipo de tecido que vamos chamar de tecido conectivo, que está presente em todo o corpo, formando uma grande teia tridimensional indo da cabeça aos pés sem interrupção, envolvendo e conectando músculos, ossos, órgãos.
Serve como suporte para nervos, vasos sanguíneos e linfáticos, permite a movimentação dos tecidos uns sobre os outros, possui mecanoreceptores e proprioceptores que transmitem informações à medula espinhal e ao cérebro sobre a posição e locomoção, possui em sua constituição substancias que contribuem para processos imunológicos.
Possui colágeno que lhe dá resistência e firmeza, a elastina que permite a elasticidade e água que promove a viscosidade exata para permitir o deslizamento.
Mesmo sendo contínua, as fascia apresenta várias camadas que recebem nomes específicos.
FASCIA SUPERFICIAL – se comunica com a pele, é uma teia fibroelástica com movimento em várias direções e é nesta fascia que se acumulam os fluidos e metabólitos, que podem causar alterações de textura notáveis à palpação.
FASCIA PROFUNDA – é a camada que forma os compartimentos do corpo, envolvendo e separando cada músculo, víscera. É mais rígida que a fascia superficial.
FASCIA SUB-SEROSA – teia elástica que reveste as vísceras, com diversos canais circulatórios, que lubrificam estas superfícies.
A FASCIA é indispensável no desempenho fisiológico de cada ser.