Espaço Fisio Mary Mello



julho 27, 2016

MN orienta para o uso de mobilizações e movimentos da articulação com objetivo de restaurar a complacência do sistema neural entre os demais tecidos. Esta técnica, desenvolvida a partir de estudos clínicos conduzidos pelos especialistas Geoffrey Maitland, Robert Elvey e David Butler, na Austrália, participa como coadjuvante no tratamento de dor neuropática, regularizando a interpretação das informações mecânicas.

 

O que é Neurodinâmica Clínica?
É a aplicação clínica da mecânica e da fisiologia do sistema nervoso, como elas se relacionam entre si, e são integradas à função musculo-esquelética. (Michael Shacklock 2006)

Qual a importância da Neurodinâmica Clínica?
Qualquer movimento do corpo ou no corpo produz um movimento neurodinâmico e um movimento da sua interface mecânica. Ocorrendo uma acomodação do nervo em busca de conforto, e fugindo de tensão.
O sistema nervoso não gosta de “TENSÃO”.
•A mobilização de um nervo pode reduzir a pressão sobre o nervo e pode resultar em uma melhora do fluxo sanguíneo. (SHACKLOCK, 2005)
•A neurodinâmica clínica tem como base da sua eficácia a anatomia e biomecânica do sistema nervoso.
•O sistema nervoso é considerado um “continuum” .

Qual a importância da “Continuidade” do Sistema nervoso para a Neurodinâmica Clínica?
Estudos através de imagens obtidas com ultrasonografia, permitiram a vizualização da movimentação do nervo mediano ao se adicionar movimentos do pescoço, membro superior contralateral e membros inferiores. Confirmando a questão da continuidade. E demonstrando ser possível começar um tratamento à partir da mobilização neural contralateral.

•Sintomas na região do punho podem ser decorrentes de problemas cervicais e vice-versa, “double crush” ou síndrome do duplo esmagamento.

•Segundo Butler (2002), a fisioterapia é constantemente deixada de lado nesses casos, já que a eletroterapia e os splits (imobilização) estão inadequadamente direcionados à patofisiologia e a patomecânica envolvidas no sistema.
Exemplo: compressão causada por edema intrafascicular de um ramo, associado com túnel apertado devido a hipomobilidade dos ossos do carpo. Não requer repouso e sim movimento.

Tratamento com Neurodinâmica Clínica na Síndrome do Túnel do Carpo:
Lembramos que estas fotos são apenas exemplos. A Neurodinamica Clínica pode e deve ser aplicada para todo o corpo humano.
Primeiramente iremos citar um exemplo do teste para avaliação da Síndrome do Túnel do Carpo, para então citarmos um exemplo de tratamento para a mesma disfunção.

Postado em Blog, Uncategorized por fisiomm